Proposta Pedagógica


     A proposta pedagógica apropriada à faixa etária do 0 (zero) a 1 (um) ano, deve atender às necessidades pessoais: de afeto, sono, alimentação, higiene e de estimulação para o desenvolvimento global da criança. Torna-se imprescindível proporcionar um ambiente acolhedor, afetivo e lúdico; oportunizar atividades para a estimulação de suas diversas linguagens (corporal, oral, escrita, plástica e musical) e habilidades. Possibilitar a exploração das sensações, percepções, movimentos e o conhecimento do seu próprio corpo, sua integração ao meio e as pessoas.

     A criança gradativamente apresentará evoluções na área motora e postural, conseguindo sustentar um pouco mais a cabeça, e levanta o queixo quando está deitada de barriga para baixo, assim como levará com maior dominância a mão à boca, o que é uma grande descoberta, pois passa a sugar os dedos e brincar com a língua.

     Ao ver o rosto humano demonstra seu desenvolvimento social, pois podem enrugar a testa e até sorrir. Assim é fundamental, observar o rostinho da criança, onde percebe-se sua satisfação, alegria, excitamento, angústia. Para demonstrar alegria um bebê de dois meses de idade, já faz o movimento de “pedalagem”, onde o bebê move as pernas rapidamente como se estivesse pedalando uma bicicleta, e torce o corpo para mostrar alegria.

Proposta Educacional

  • Sócio Interacionista
  • Construção do conhecimento
  • Participação ativa do aluno no processo de aprendizagem
  • Projetos de acordo com o interesse dos alunos e faixa etária
  • Estímulos diversificados: Desenvolvimento da linguagem oral, escrita, plástica, corporal, musical, matemática, natureza e sociedade.

Objetivos específicos para alunos de 0 a 1 ano de idade – Berçário

  • Manter-se sentado sozinho com apoio por certo tempo ( a partir de cinco meses).
  • Virar a cabeça ao escutar um ruído ou sons diversos;
  • Rolar quando virado de bruços;
  • Apoiar-se na palma das mãos tentando levantar.
  • Acompanhar com os olhos um objeto que se move ao seu redor;
  • Mover as pernas rapidamente como se estivesse pedalando uma bicicleta.
  • Arrastar-se e após engatinhar para aproximar-se de uma pessoa ou pegar algum objeto (a partir dos seis meses);
  • Imitar gestos (oito meses);
  • Articular as primeiras palavras de duas sílabas como mamã, papá, au-au (a partir dos nove meses);
  • Compreender certas proibições;
  • Sustentar-se para que fique em pé (a partir dos dez meses);
  • Brincar com instrumentos que façam barulhos estimulando a audição e atenção (a partir de cinco meses);
  • Agarrar, apalpar, sentir e tocar diversos materiais, como papel, tinta, água, areia, gelo, etc.. a fim de estimular as diversas sensações(a partir de cinco meses);
  • Atender quando chamada pelo nome (a partir de cinco meses);
  • Passar um objeto de uma mão para outra (a partir de cinco meses);
  • Pegar um objeto em cada mão (a partir de oito meses);
  • Brincar jogando os objetos (nove meses);
  • Explorar a expressão verbal de sílabas (com ou sem significação);
  • Reconhecer pessoas do seu convívio;
  • Começar a participar de jogos de relação em torno de sete meses (esconde-esconde, bater palmas);
  • Observar sua imagem no espelho (sete meses);
  • Engatinhar (a partir dos sete meses);

Conteúdos

  • Reconhecimento do próprio corpo;
  • Expressão de sensações e ritmos corporais;
  • Exploração de diferentes posturas corporais e agilidade de deslocar-se no espaço;
  • Exploração e utilização de movimentos de preensão, encaixe, lançamento, etc;
  • Exploração e manipulação de materiais;
  • Observação e identificação de imagens diversas;
  • Noções de quantidade, cor e espaço em brincadeiras e músicas;
  • Manipulação e exploração de objetos e brinquedos em situações organizadas;
  • Os sentidos;