Proposta Pedagógica


A Escola visando o educar e o cuidar tem por finalidade preservar a espontaneidade da criança buscando desenvolvê-lo em seus aspectos físicos, emocionais, afetivos, cognitivos e sociais, estimulando-o e desafiando-o, gradativamente, a ter atitudes de cooperação, autonomia e responsabilidade.

É na primeira infância que as crianças criam hábitos importantes que vão carregar na adolescência e na idade adulta. Por isso, nessa fase, é preciso dar uma atenção especial à alimentação, sono,  higiene e estimulação da criança.

Proposta Educacional

  • Sócio Interacionista
  • Construção do conhecimento
  • Participação ativa do aluno no processo de aprendizagem
  • Projetos de acordo com o interesse dos alunos e faixa etária
  • Estímulos diversificados: Desenvolvimento da linguagem oral, escrita, plástica, corporal, musical, matemática, natureza e sociedade.

Objetivos específicos para alunos de 1 ano a 2 anos – Infantil 1

  • Sentar-se sozinho;
  • Ficar em pé sozinho sem apoio e andar sozinho;
  • Comer sozinho e beber no copo;
  • Reconhecer partes do seu corpo;
  • Subir e descer escadas;
  • Interessar-se por animais;
  • Socializar-se através de manifestações de ciúmes, rivalidade e agressividade, carinho, abraços;
  • Atender a ordens de comando simples;
  • Folhear revistas e livros;
  • Imitar gestos e expressões faciais;
  • Seguir normas simples;
  • Interagir com diversos tipos de materiais;
  • Dividir brinquedos;
  • Expressar suas necessidades;
  • Ampliar o vocabulário;
  • Puxar, empurrar e arrastar objetos e brinquedos;
  • Falar de coisas ausentes
  • Estruturar frases mais completas para comunicar-se;
  • Ouvir com atenção pequenas narrativas baseadas em gravuras, livros coloridos e ilustrados;
  • Ter contato com vários livros com gravuras grandes ou médias;
  • Acompanhar música com o corpo e executar movimentos ritmados;
  • Demonstrar interesse na manipulação de objetos;
  • Construir torres com objetos;
  • Rabiscar, amassar ;
  • Ter controle sobre os esfíncteres.

Conteúdos

LINGUAGEM AFETIVO-SOCIAL

– Interação social

– Respeito a regras

– limites e boas maneiras,

– Autonomia

 

LINGUAGEM PLÁSTICA

– Trabalhos manuais com massinhas e argila;

– Cores;

– Pintura com lápis de cor, giz de cera e tinta guache

 

LINGUAGEM CORPORAL

– Uso do banheiro/ penico (controle de esfíncteres);

– Coordenação motora ampla e fina

– Partes do corpo,

– Brincadeiras de imitação;

– Expressão corporal

– Situações de risco

– Reconhecimento do próprio corpo

 

LINGUAGEM MUSICAL

– Músicas com gestuais e cantigas de roda;

– Obras musicais

– Sons vocais , corporais ou produzidos por instrumentos musicais

 

LINGUAGEM ORAL E ESCRITA

– Estimulação verbal

– COMUNICAÇÃO

– Realização de ações cotidianas

 

LINGUAGEM MATEMÁTICA

– NOÇÃO DE POSIÇÃO (DENTRO-FORA, EM CIMA-EM BAIXO)

– SEQUÊNCIA LÓGICA

CIÊNCIAS E SOCIEDADE

– Alimentação

– Higiene e saúde

– Identidade

-FAMÍLIA