Proposta Pedagógica


     Até os 2 anos, o cérebro da criança está totalmente formado. Suas habilidades são muitas desde a coordenação motora ampla à fina.

     O desenho tem grande relevância na vida da criança, o professor pode avaliar bem as fases em que seus alunos se encontram solicitando desenhos espontâneos para as crianças, ela sente muito a necessidade de mostrar para um adulto suas habilidades. Nessa faixa etária desenha muitos rabiscos desordenados, algumas folhas são rasgadas ou furadas com a ponta do lápis. Não há preocupação com a cor, uma única a satisfaz. Os movimentos são amplos e livres.

     Nessa fase as crianças já possuem a capacidade de terem confiança em si própria e o fato de sentirem-se aceitas, ouvidas, cuidadas e amadas, que favorecem a segurança para a formação pessoal e social.

     É visível o esforço das crianças, desde muito pequenas, em reproduzir gestos, expressões faciais e sons produzidos pelas pessoas com as quais convivem. Gosta de imitar animais domésticos, objetos em movimento, etc. Nessa fase a comunicação é privilegiada para alavancar a interação com o outro.

     Quanto a sua linguagem já está mais elaborada e suas frases estão cada vez mais completas, com verbos, pronomes, advérbios e artigos.

Proposta Educacional

  • Sócio Interacionista
  • Construção do conhecimento
  • Participação ativa do aluno no processo de aprendizagem
  • Projetos de acordo com o interesse dos alunos e faixa etária
  • Estímulos diversificados: Desenvolvimento da linguagem oral, escrita, plástica, corporal, musical, matemática, natureza e sociedade.

Objetivos específicos para alunos de 2 á 3 anos – Infantil 2

  • Observar, explorar e interagir com objetos, colegas e adultos para ampliar o conhecimento do mundo que a cerca e perceber-se como um ser social;
  • Chutar uma bola sem perder o equilíbrio;
  • Correr e parar de repente ou pausadamente;
  • Andar de costas, de lado, ficar sobre uma perna;
  • Subir e descer escada segurando o corrimão;
  • Andar em linha reta, na ponta dos pés;
  • Pedalar triciclo ou motocas em linha reta e em círculos;
  • Expressar sentimentos, emoções, necessidades, desejos, para favorecer a construção da autoestima e contribuir no desenvolvimento afetivo-emocional;
  • Ouvir histórias de curta e média duração (gradativamente);
  • Participar de jogos, vivências e atividades lúdicas que estimulem o desenvolvimento motor para ampliar gradativamente o controle sobre seu próprio corpo e movimentos;
  • Adquirir respeito pelas suas potencialidades, limites e integridade
    física e para aperfeiçoar suas habilidades manuais;
  • Colorir, contar histórias através das figuras e interpretar os personagens diversos;
  • Utilizar fantasias e máscaras;
  • Brincar, montar e desmontar jogos, blocos de tamanhos e formas diferentes e quebra-cabeças simples;
  • Ampliar as habilidades psicomotoras, como a coordenação entre o olho e a mão e o desenvolvimento da habilidade dos dedos e das mãos.

Conteúdos

LINGUAGEM ORAL E ESCRITA

– REPERTÓRIO ORAL

– PRODUÇÃO ORAL

– LEITURA DE  IMAGEM

– FALAR :

– NOME E  IDADE

 

LINGUAGEM PLÁSTICA

– FASES DO RECORTE

– PINTURA

– COLAGEM

– PERFURAÇÃO

– DESENHO

 

 

LINGUAGEM CORPORAL

– CORPO: ESQUEMA CORPORAL, MÃOS, PÉS, OLHOS, CABELOS

– LANÇAR

– EQUILÍBRIO

– MOVIMENTOS CORPORAIS

LINGUAGEM MUSICAL

– MÚSICA

– CANTIGA DE RODA

– ACOMPANHAMENTO DE RITMOS

CIÊNCIAS E SOCIEDADE

– FAMÍLIA , RELAÇÕES FAMILIARES

– GÊNERO: FEMININO/MASCULINO

– MORADIAS,  RUA,  CASA

– PROFISSÕES

– DATAS COMEMORATIVAS

– HIGIENE

– OS SENTIDOS

– ALIMENTAÇÃO SAUDÁVEL

– FRUTAS

– ELEMENTOS DA NATUREZA

– CORES

 

LINGUAGEM MATEMÁTICA

– NUMERAIS ATÉ 4

– PESO, ALTURA

– DIA/NOITE

– FORMAS GEOMÉTRICAS

–  CÍRCULOS

–  QUADRADOS

– NOÇÕES DE GRANDEZA

– GRANDE/PEQUENO

– POSIÇÃO

– ACIMA E ABAIXO

– DENTRO E FORA

– COMPRIDO/CURTO

– PESADO/LEVE

– GROSSO/FINO

– TEMPERATURA

 

 

LINGUAGEM AFETIVO-SOCIAL

– NORMAS DE CONVIVÊNCIA

– SENTIMENTOS

– limites e boas maneiras,

– Autonomia