Proposta Pedagógica


     A criança é um ser social que nasce com capacidades afetivas, emocionais e cognitivas, possui suas vontades e ansiedades. Gosta de estarem próximas às pessoas que lhe fazem sentir-se bem, de interagir e aprender com adultos ou colegas de forma que possa compreender e influenciar seu ambiente.

     Nessa faixa etária já é capaz de ampliar suas relações sociais, interações e formas de comunicação, sente-se cada vez mais segura para se expressar. Diante as atividades e propostas que utiliza, destaca-se a imitação, o faz-de-conta, a linguagem e a apropriação da imagem corporal.

     A criança desta fase está adquirindo a consciência do limite do próprio corpo, um aspecto importante do processo de diferenciação do eu e do outro e, da construção da identidade.

     Deve ter a oportunidade de experimentar alimentos diversos, já tem condição para alimentar-se sozinha, determinar seu próprio ritmo e a quantidade de alimentos que ingere, mas necessita de incentivos para que experimentem novos alimentos.

     As noções matemáticas devem ser exploradas com maior intensidade, como contagem, seriação, seleção, classificação com materiais concretos e variados.

     Quanto ao corpo possui a habilidade de locomover-se de todos os jeitos e com equilíbrio. É importante iniciar um estímulo quanto ao mundo letrado, pois irá despertar o desejo em relação às letras, palavras, placas, rótulos,… Consegue narrar fatos e histórias com maiores detalhes.

Proposta Educacional

  • Sócio Interacionista
  • Construção do conhecimento
  • Participação ativa do aluno no processo de aprendizagem
  • Projetos de acordo com o interesse dos alunos e faixa etária
  • Estímulos diversificados: Desenvolvimento da linguagem oral, escrita, plástica, corporal, musical, matemática, natureza e sociedade.

Objetivos gerais para alunos de 3 a 4 anos – Infantil 3

  • Capacidades Afetivas e Sociais
  • Relações Sociais
  • Segurança e Autonomia na Comunicação
  • Brincadeiras de Imaginação, Faz de Conta
  • Limite do Próprio Corpo
  • Construção da Identidade

Objetivos específicos para alunos de 3 a 4 anos – Infantil 3

  • Correr, parar, andar de ré, subir, descer, girar, pular, cair, levantar, pedalar, gradativamente deve locomover-se de todos os jeitos;
  • Deslocar-se com destreza progressiva;
  • Fazer a leitura de placas, histórias, identificação de palavras e letras de forma lúdica, aos poucos vai conhecendo o alfabeto e pode reconhecer as letras de seu nome;
  • Brincar com fantasias, máscaras, materiais que possam interagir com o outro;
  • Comunicar-se de variadas linguagens: verbal, musical, corporal;
  • Cantar e ouvir músicas gesticulando;
  • Fazer mímicas, faz-de-conta,
  • Explorar ritmos e gestos diversos;
  • Reproduzir criações musicais;
  • Ouvir e discriminar sons diferentes;
  • Contar, seriar, classificar, selecionar, classificar materiais concretos;
  • Ter uma imagem de si, ampliando sua confiança, identificando suas limitações e possibilidades;
  • Valorizar o diálogo como forma de lidar com os conflitos;
  • Identificar situações de conflitos, respeitando as outras crianças e adultos;
  • Valorizar ações de cooperação e solidariedade, desenvolvendo atitudes de ajuda e colaboração e compartilhando suas vivencias;
  • Expressar suas necessidades, anseios e sentimentos em situações cotidianas;
  • Participar de brincadeiras sem distinção entre meninos e meninas, como: futebol, casinha, pular corda;
  • Valorizar a aparência pessoal;
  • Familiarizar-se com imagem do próprio corpo;
  • Desenvolver a capacidade motora ampla e fina;
  • Utilizar movimentos de preensão, alinhavo, encaixe, lançamento;
  • Utilizar-se de diversas formas de expressão artística, com o uso do dedo até alcançar o manuseio do pincel grosso;
  • Interessar-se por leituras de histórias, encartes, rótulos;
  • Familiarizar-se com a escrita, alfabeto e identificação da letra inicial do nome;

Conteúdos

LINGUAGEM CORPORAL– EXPRESSÃO ( SORRISO) ALEGRE

− TRISTE

− CHORANDO

– PERCORRER

– SALTAR

– ATIVIDADES FÍSICAS

– MEU CORPO: MÃOS, PÉS, PESO, ALTURA

– OS SENTIDOS

– ANDAR E CORRER

– EXPRESSÕES FACIAIS E CORPORAIS

– ENFIAÇÃO

– EMPILHAR

– COLAGEM DE FIGURAS

– RECORTE

LINGUAGEM ORAL E ESCRITA– NOME

– LETRAS DO NOME

– LETRAS

– REPERTÓRIO ORAL

– PRODUÇÃO ORAL

– LEITURA DE IMAGEM

– MEMORIZAÇÃO

– ADIVINHAÇÃO

– PRODUZIR MINITEXTO ORALMENTE

-PARLENDA / TRAVA

-LÍNGUAS

LINGUAGEM AFETIVO-SOCIAL– AFETO

– CARINHO

– ABRAÇO 

CIÊNCIAS E SOCIEDADE– DIA/NOITE

– MINHA FAMÍLIA

– CRIANÇAS DE OUTRAS ETNIAS

– ANIVERSÁRIO , IDADE, NOME

– CAMPO E CIDADE

– CASA/LAR

– PROFISSÕES

– MEIOS DE TRANSPORTE

– SINAIS DE TRÂNSITO

– SÍMBOLOS/PLACAS

– DATAS COMEMORATIVAS

– HIGIENE CORPORAL

– ALIMENTAÇÃO: FRUTAS, ÁGUA, LEITE

– SAÚDE

– SONO

-ANIMAIS: DOMÉSTICOS E SELVAGENS

– SONS

– PLANTAS

– EXPERIÊNCIA,  CRESCIMENTO,  SEMENTES

 

LINGUAGEM MATEMÁTICA– FORMAS GEOMÉTRICAS

– SEQUÊNCIAS

– NÚMEROS E NUMERAIS

– CONTAR ATÉ 6

– POSIÇÕES

– VOLUME/MASSA ( PESO)

– SEQUÊNCIA NUMÉRICA

– TAMANHOS:  GRANDE/PEQUENO

– NOÇÕES DE  GRANDEZA/CAPACIDADE

– ATENÇÃO/RACIOCÍNIO LÓGICO

 

LINGUAGEM PLÁSTICA– DESENHO

– PINTURA

– FORMA/TEXTURA

– PERCEPÇÃO E TRAÇADOS

– RELEITURA

– RASGAR E COLAR

– CORES PRIMÁRIAS

LINGUAGEM MUSICAL– CANTAR

– MÚSICA/SONORIDADE

– RITMOS

ACOMPANHAMENTO DE MELODIAS