Proposta Pedagógica


     Nessa fase, as crianças não brincam mais sozinhas, cada um com seu brinquedo, agora conseguem interagir com outras crianças, inventam brincadeiras, cooperam, constroem um castelo juntos com blocos diversos.

     O desenvolvimento social pode ser percebido na capacidade que a criança tem de fazer amizades independentes dos pais. Eles se relacionam com outras crianças que conhecem nos clubes, parques, festinhas. Apresentam-se, brincam juntos, conversam e viram amigos.

     Demonstra conhecimento do seu contexto, que favorece a construção das diferentes linguagens usadas pelas crianças e para as relações que estabelecem com os objetos de conhecimento relacionados à música, movimento, artes visuais, linguagem oral e escrita, natureza, sociedade e matemática.

     Já consegue escrever seu próprio nome e sabe dizer seu nome completo, endereço e telefone. Seus diálogos são bem complexos. Diz quatro ou cinco frases em sequência para contar um fato ou situação.

     Possui coordenação motora suficiente para usar o garfo e a faca como os adultos. Seus desenhos já são mais elaborados e usa a tesoura para cortar em linha reta.

     Entre os 4 e 5 anos, a criança não precisa de tantos cuidados e atenção para realizar suas atividades diárias e já consegue até ajudar nas tarefas de casa, colocando a mesa, guardando a louça e arrumando seu quarto, é importante ter essas responsabilidades na escola também, colocando a sala em ordem, lixos nas lixeiras, brinquedos organizados.

      Até os 5 anos, a criança compreende cerca de 9 mil palavras e já está entrando na fase de alfabetização, assim como está aprendendo o valor das amizades e dá muita importância a elas, por isso quer aproveitar todos os momentos para brincar, inventar jogos e estar perto da sua turminha de amigos.

Proposta Educacional

  • Sócio Interacionista
  • Construção do conhecimento
  • Participação ativa do aluno no processo de aprendizagem
  • Projetos de acordo com o interesse dos alunos e faixa etária
  • Estímulos diversificados: Desenvolvimento da linguagem oral, escrita, plástica, corporal, musical, matemática, natureza e sociedade.

Objetivos gerais para alunos de 4 á 5 anos – Infantil 4

  • Autonomia nas ações
  • Interação e Socialização
  • Compreensão da Linguagem (Palavras Novas)
  • Vínculos Afetivos
  • Iniciação ao Mundo Letrado

Objetivos específicos para alunos de 4 á 5 anos – Infantil 4

  • Fazer amizades convidando os colegas da turma para brincar, diversificando os grupos;
  • Interagir com todos da turma e se possível com demais turmas da escola, pois é muito importante para o desenvolvimento da criança, sempre supervisionadas por um adulto;
  • Brincar de jogos de faz-de-conta, para despertar o mundo imaginário e explorar a criatividade;
  • Fazer mímicas, imitar o mundo dos adultos, com fantasias, calçados, acessórios de beleza, dinheiro de brinquedo, caixa registradora, telefone, cidadezinhas, circos, fazendas, postos de gasolina e casas de boneca;
  • Despertar atenção aos meios de transporte em forma de brinquedos, que também viram atração: caminhões, automóveis, aviões, trens, barcos e tratores;
  • Admirar e respeitar o meio ambiente com atitudes adequadas como: desligar a torneira na hora de escovar os dentes, regar plantas, jogar lixo na lixeira;
  • Observar as flores, criar desenhos com tema do meio ambiente e com detalhes como: nuvens, formigas, frutos,…assim reconhece e respeita o Universo onde vive;
  • Explorar o corpo com brincadeiras e interação com o outro;
  • Expressar sensações e ritmos corporais por meio de gestos, posturas e
    movimentos;
  • Manusear diferentes materiais que oportunizem contatos sensoriais
    diversificados;
  • Ampliar as diversas posturas corporais, como: sentar-se em diferentes
    inclinações, deitar-se em diferentes posições, ficar em pé apoiado na planta dos pés com ou sem ajuda;
  • Deslocar-se progressivamente com destreza no espaço por meio da
    possibilidade constante de arrastar-se, engatinhar, rolar, andar, correr e saltar;
  • Aperfeiçoar os gestos relacionados com a preensão, o encaixe, alinhavo, traçado no desenho, lançamento, através da experimentação e utilização de suas habilidades manuais em diversas situações cotidianas;
  • Perceber o próprio corpo, a consciência corporal, a nomeação e identificação das partes do corpo, o esquema e imagem corporal;
  • Avançar a percepção espacial do corpo e objetos, do corpo e outras pessoas, do corpo e outros seres vivos, de objeto e objetos;
  • Reconhecer conceitos como: atrás, à frente, em cima, embaixo, lados, dentro, fora, perto, meio;
  • Explorar as noções de duração, sucessão, velocidade, tempo, lateralidade, equilíbrio estático (dois pés, um pé, sobre objetos) e dinâmico (sem obstáculos,com obstáculos), coordenação motora ampla (tônus muscular, percepção cinestésica, rotação, coordenação viso-motora);
  • Participar de atividades que envolvam a coordenação motora fina;
  • Experimentar diversos ritmos corporais na experiência corporal (respiração, batimentos cardíacos, deglutição), na movimentação (rápido, devagar, curto, longo), na musicalização (noção de tempos rítmicos como duração, sucessão, alternância); percepção visual (figura-fundo, formas, tamanho, cores e posições), percepção olfativa (diferenciação e discriminação de odores), percepção gustativa (diferenciação e experimentação de sabores), percepção auditiva de diversas experiências sonoras (ruídos do próprio corpo e de objetos, instrumentos, do ambiente), experiências sensoriais (com o corpo, mãos, dedos, pés, língua) diferenciação de texturas (áspero, liso, macio, duro), diferenciação de temperatura (quente, frio, morno, gelado), diferenciação de tamanho, diferenciação de forma e diferenciação de massa;
  • Valorizar brincadeiras que envolvam simultaneamente o canto e o movimento;
  • Usar diferentes materiais, individualmente e em grupo, fazendo com que estes sejam percebidos em sua diversidade, manipulados e transformados;
  • Participar em jogos e brincadeiras que envolvam a dança e/ou a improvisação musical;
  • Observar e manusear materiais impressos como livros, revistas, histórias, etc;
  • Utilizar a linguagem oral para conversar, comunicar, relatar suas vivências e expressar desejos, vontades, necessidades e sentimentos;
  • Participar de momentos que favoreçam a fluência, expressão, articulação
    vocalização de vogais, monossílabos, dissílabos, reconhecimento do alfabeto e o nome próprio;
  • Participar de situações em que os adultos lêem textos de diferentes gêneros como contos, histórias, poemas, notícias de jornal, informativos, versos, quadrinhas parlendas, trava-línguas, etc
  • Utilizar material de contagem oral, de quantidade, de tempo e espaço em
    jogos, brincadeiras, música nas e situações nas quais os professores e crianças reconheçam sua necessidade;
  • Utilizar noções simples de tamanho, capacidade, formas, classificação,
    sequência, seriação; igualdade e diferença;
  • Verbalizar ações e tentativas de resolução das situações problemas na rotina diária .

Conteúdos:

LINGUAGEM ORAL E ESCRITA

– PARLENDA/ TRAVA

– LÍNGUAS

– ADIVINHA

– REPERTÓRIO ORAL

– PRODUÇÃO ORAL

– LEITURA DE IMAGEM

– CONTO

– RIMA

– ALFABETO / VOGAIS

– PREFERÊNCIAS

– RELEITURA

– HISTÓRIA

LINGUAGEM CORPORAL

–   ESQUEMA CORPORAL

− PESO,

− ALTURA

–  CARACTERÍSTCAS

–  SEMELHANÇAS / DIFERENÇAS FÍSICA

–  MODELAGEM

–  PERFURAÇÃO

–  ATIVIDADES FÍSICAS

–  VISOMOTRICIDADE

–  LATERALIDADE

– TEMPO E POSIÇÃO

–  JOGO

–  PSICOMOTRICIDADE

–  TEATRO

CIÊNCIAS E SOCIEDADE

–  EU

– MEU NOME

– MEU CORPO

–  MINHA FAMÍLIA

–  ESCOLA

–  CULTURA/COSTUMES

–  CRIANÇAS INDÍGENAS

–  TRÂNSITO

–  DATAS COMEMORATIVAS

–  MEIOS DE TRANSPORTE E COMUNICAÇÃO

–  ENDEREÇO

–  NECESSIDADES BÁSICAS PARA CRESCER

–  OS SENTIDOS

–  GÊNERO− FEMININO/MASCULINO

–  ALIMENTAÇÃO:  FRUTAS

–  CRESCIMENTO

–  ANIMAIS:CRESCIMENTO,FIILHOTES,  QUANTIDADES

–  PLANTAS

–  ÁGUA:  PRESERVAÇÃO

–  PRODUTOS NATURAIS

LINGUAGEM MATEMÁTICA

–  NÚMEROS E NUMERAIS

–  NOÇÃO DE ADIÇÃO/SUBTRAÇÃO

–  FORMAS GEOMÉTRICAS

–  DIREÇÃO/SENTIDO

–  TAMANHOS

–  CONCEITO/MEDIDA

–  LARGO/ ESTREITO

–  TEMPERATURA

–  TAMANHOS :  CORRESPONDÊNCIA,  CAPACIDADE, MASSA

–  BLOCOS LÓGICOS

–  POSIÇÕES

–  ORDENAÇÃO

–  DESAFIO

–  PERTENCIMENTO

–  SEQUENCIAÇÃO

–  ASSOCIAÇÕES

–  NÚMEROS/NUMERAIS

–  ATENÇÃO/VISÃO

LINGUAGEM AFETIVO-SOCIAL

–    GENTILEZA

–    ABRAÇO

–    HUMOR

–    ATITUDES

–    VALORES

–    CONVIVÊNCIA /RELAÇÕES AFETIVAS

–    VALORES/AUTOESTIMA

LINGUAGEM MUSICAL

– CANÇÃO

– MÚSICA

– CANTIGA POPULAR

– SONS/QUALIDADE

– INSTRUMENTOS MUSICAIS

LINGUAGEM PLÁSTICA

– RECORTE E COLAGEM

– SOMBRA

– DESENHO E PINTURA

– SELECIONAR E COLAR

– PINTURA

– COLAGEM LIVRE

– CORES : PRIMÁRIAS E SECUNDÁRIAS